Motorista diz em tribunal que tudo fez para evitar acidente na A25

| Norte
Porto Canal / Agências

O motorista acusado de ter provocado um acidente em agosto de 2010 na A25, em Talhadas, Sever do Vouga, que causou três mortos, disse hoje ter feito tudo o que estava ao seu alcance para evitar a colisão.

"Não conduzi negligentemente nem com falta de atenção. Fiz tudo o que estava ao meu alcance", afirmou o arguido, na primeira sessão do julgamento, que está a decorrer no tribunal de Aveiro.

O motorista de pesados, de 33 anos, explicou que seguia na A25, no sentido Viseu-Aveiro, quando se deparou com um nevoeiro intenso e uma nuvem de fumo, devido a um outro acidente ocorrido no sentido inverso, que afetou a visibilidade. "Quando me apercebi dos automóveis que se encontravam parados na via e na berma não tive tempo de reação", afirmou o arguido, acrescentando que não havia qualquer tipo de sinalização na estrada.

O motorista contou que desviou o camião para a faixa de emergência e conseguiu reduzir a velocidade de 90 para 50 quilómetros/hora, mas perdeu o sistema de travagem, logo após o embate na primeira viatura.

Questionado pela juíza-presidente, o arguido afirmou ainda que mesmo que conduzisse mais devagar, naquelas condições, não conseguiria evitar o acidente. "Se calhar, podia ter minimizado se circulasse a uma velocidade inferior", acabou por admitir.

O arguido, que está acusado de três crimes de homicídio por negligência e quatro crimes de ofensa à integridade física por negligência, referiu ainda que após o acidente esteve três meses de baixa, tendo tido acompanhamento psicológico.

O acidente ocorreu no dia 23 de agosto de 2010, pelas 16:25, ao quilómetro 45 da A25, no sentido Viseu-Aveiro, minutos depois de ter acontecido um outro acidente a poucas centenas de metros, no sentido contrário.

A colisão, que envolveu 20 viaturas (um pesado e 19 ligeiros), resultou na morte de três pessoas, incluindo uma criança de oito anos, e provocou ainda 15 feridos.

Segundo o MP, o acidente ocorreu na sequência da "condução desatenta e desadequada" do condutor do camião, tendo em conta as más condições atmosféricas e o pavimento molhado.

"Os embates foram resultado da falta de atenção do arguido às condições da via, às condições de visibilidade e ao trânsito existente, não adequando a velocidade do seu veículo de modo a poder parar no espaço livre e visível à sua frente para evitar bater nos veículos que por ali circulassem ou estivessem imobilizados", refere a acusação do MP.

Quanto ao primeiro acidente, que ocorreu no sentido Aveiro-Viseu, o MP deduziu acusação contra quatro condutores, que requereram a abertura de instrução, tendo o juiz decidido não levar os arguidos a julgamento, por falta de provas.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).