Rússia realiza exercícios militares em regiões de fronteira com a Ucrânia

Rússia realiza exercícios militares em regiões de fronteira com a Ucrânia
| Mundo
Porto Canal

A Rússia avançou com exercícios militares em várias regiões situadas na fronteira com a Ucrânia para verificar a aptidão das tropas de combate terrestre, anunciou hoje o ministério russo da Defesa.

"As unidades e divisões das forças armadas intensificaram os exercícios no solo nos polígonos das regiões de Rostov, Belgorod, Tambov e Kursk", indicou o ministério num comunicado, precisando que estas manobras durariam até ao final de março.

No entanto, o ministério não indicou quantos soldados foram mobilizados para estes exercícios.

"O principal objetivo destas medidas é verificar a aptidão das tropas em realizar exercícios de combate em lugares desconhecidos e em polígonos não testados", precisou a nota.

Durante estas manobras, as tropas deverão efetuar deslocamentos e assegurar que conseguem se movimentar nos terrenos desconhecidos sem serem detetados.

Também deverão fazer exercícios de combate. Muitos vídeos e fotos estão na Internet mostrando os movimentos de blindados, mas em a possibilidade de determinar o local em que se desenvolvem.

O ministério informou a agência de notícias Itar-Tass que outros exercícios das unidades de paraquedistas implicam 4.000 soldados, 36 aviões e cerca de 500 veículos militares, na região de Rostov.

Na quarta-feira, o vice-ministro russo da Defesa Anatoli Antonov indicou que Moscovo autorizou a Ucrânia a proceder um voo de observação ao longo da fronteira do seu território para assegurar a ausência de ameaça para a sua segurança, sem precisar quando o voo será realizado.

A Rússia já realizou, entre 26 de fevereiro e 06 de março, exercícios nos distritos do centro e oeste do país.

O parlamento da Crimeia marcou para domingo um referendo para que os habitantes da Península decidam se querem pertencer à Federação russa - que tem tropas na região da Crimeia, no Mar negro - ou uma autonomia mais alargada em relação à Ucrânia.

As autoridades da Crimeia não reconhecem o novo Governo da Ucrânia, que foi nomeado pelo parlamento após a destituição do Presidente Viktor Ianukovich, atualmente exilado na Rússia e que reivindica ser ainda o chefe de Estado.

Tanto as novas autoridades de Kiev como a comunidade internacional ocidental consideram este referendo ilegal e têm apelado à Rússia para que não apoie a iniciativa.

A crise na Ucrânia começou em novembro do ano passado quando Ianukovich recusou assinar um acordo de associação com a União Europeia e promoveu uma aproximação à Rússia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.