Barragem de nove milhões de euros para regadio em Carrazeda de Ansiães

| Norte
Porto Canal com Lusa

Carrazeda de Ansiães, Bragança, 05 nov 2019 (Lusa) -- O município de Carrazeda de Ansiães quer reforçar o regadio com uma barragem de nove milhões de euros que irá servir, sobretudo, os pomares de maçã característica desta zona do distrito de Bragança, revelou hoje o presidente.

O autarca João Gonçalves adiantou à Lusa que a candidatura a financiamento foi apresentada em meados de novembro e destina-se à construção da barragem no Lugar da Veiga, junto da vila de Carrazeda de Ansiães, e de parte do perímetro de rega.

Segundo explicou, o perímetro tem 700 hectares e esta candidatura contempla mais de metade, a parte concretamente em que a água correrá por gravidade. No restante perímetro de rega, será preciso instalar equipamento para elevar a água e ficará para uma fase posterior.

A câmara assume 10% do investimento necessário para o projeto e o presidente espera que a candidatura aos programas nacionais de apoio ao setor seja aprovada por ser considerada "muito importante para o concelho.

"Podia ser um instrumento muito importante para fixar jovens agricultores", defendeu o presidente da câmara, apontando o interesse que tem surgido no concelho pelas principais culturas, nomeadamente a da maçã.

Os pomares deste fruto, que se estendem por cerca de 700 hectares, duplicaram nos últimos anos e serão os mais beneficiados com a nova barragem, segundo o presidente da câmara.

O município ribeirinho dos rios Douro e Tua é tipicamente rural e explora uma grande variedade de recursos agrícolas, onde o vinho, o azeite e a maçã constituem os produtos de maior rentabilidade económica, movimentando mais de 20 milhões de euros por ano, segundo contas do município.

O reforço do regadio é uma reivindicação antiga do concelho e uma das prioridades do programa eleitoral de João Gonçalves, eleito pelo PSD, em 2017.

Poucos meses depois de tomar posse, o autarca contratou uma empresa para realizar um estudo dos locais onde poderiam ser construídos açudes e uma nova barragem para garantir no futuro água para o desenvolvimento da agricultura.

O projeto da nova barragem resulta das soluções apontadas e será o maior investimento dos próximos anos neste concelho.

HFI//LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.