Câmara de São João da Pesqueira pede taxas à navegabilidade no Rio Douro

| Política
Porto Canal com Lusa

S. João da Pesqueira, Viseu, 29 nov 2019 (Lusa) -- O presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, defende a criação de taxas à navegabilidade no Rio Douro, onde passam cerca de 1,3 milhões de turistas por ano, que deveria destinar-se aos cofres dos municípios.

"Impõe-se ao Governo, autarcas, operadores turísticos, agências do ambiente, APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) e demais agentes técnicos e políticos discutirem e estudarem o assunto, vindo a encontrar e a aplicar urgentemente um modelo equilibrado, justo e o mais consensual possível, que também leve em consideração os legítimos interesses das populações locais", considera.

Numa tomada de posição enviada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e a entidades do setor, o autarca reconhece "a importância económica e social das empresas que exploram comercialmente a navegabilidade no Rio Douro em termos turísticos, a legitimidade do lucro decorrente e a necessidade de consolidar uma atividade que implica elevados investimentos, bem como o contributo destes operadores para o desenvolvimento do turismo na região".

Mas, na sua opinião, tal não deve impedir "a discussão aberta e franca sobre a necessidade de equacionar e implementar taxas à navegabilidade a favor dos municípios desta CIM (Comunidade Intermunicipal) Douro, porquanto a dimensão social das empresas num Estado social de direito assim o determina".

Manuel Cordeiro lembra que o geógrafo Orlando Ribeiro classificou a região do Douro vinhateiro como "a mais admirável obra humana que se pode apreciar em Portugal" e refere que, se hoje circulam no Rio Douro cerca de 1,3 milhões de turistas por ano, como se assiste "a um crescimento anual e consolidado de turistas", é certo que este número "será ultrapassado em breve".

"Esta atividade gera milhões de euros de lucros, que, com toda a legitimidade, revertem para as empresas que a exploram", refere.

No entanto, acrescenta, "esta obra admirável depende, em primeira instância, de quem nela investe, a trata e reside, suportando os custos do isolamento, das (in)acessibilidades, da crescente desertificação, da inclemência dos elementos, dos imponderáveis do clima, quantas vezes sem um retorno económico digno".

"Em boa verdade e com toda a objetividade, ano após ano, o Douro interior ocupa, nas tabelas de rendimento e nível de vida das várias regiões do país, um dos seus últimos lugares", lamenta.

Por isso, e "sem prejuízo do legítimo direito ao lucro dos operadores económicos e do reconhecimento da sua importância económica e social", o autarca considera que não se pode ficar "pela metade da equação" e que é justo "que estas mais-valias não passem na sua totalidade ao lado dos territórios e dos seus residentes".

Manuel Cordeiro lembra que as portagens cobradas pelo transito rodoviário estão em vigor e que a própria APDL "aplica um conjunto de taxas e custos de serviços, muito significativos, a serem suportados justamente pelos operadores turísticos e outros agentes que transitam ou interagem com o rio", mas as autarquias ficam sempre "de fora da equação".

Este autarca do Norte do distrito de Viseu disse não se poder negar os "danos nas margens, poluição, danos na fauna e flora do rio com toda esta atividade", cabendo às autarquias, especialmente as ribeirinhas (como é o caso de S. João da Pesqueira), proceder, "a exclusivas expensas suas e com os seus funcionários, à limpeza e remoção dos resíduos deixados pelas embarcações nos locais assinalados para o efeito".

Por tudo isto, considera que "chega a ser incompreensível a inexistência de qualquer ónus ou responsabilidade nesta e noutras matérias imputadas aos operadores, sendo ainda evidente uma deliberada minimização da interação dos turistas que transportam, com o comércio local, por todo o percurso onde transitam".

No seu entender, o início do novo ciclo governativo constitui "uma oportunidade para uma abordagem séria e consequente deste tema, ainda que com ponderação, bom senso e sem pressões".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.