Poupança das famílias recua pelo sétimo mês consecutivo - APFIPP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 mar (Lusa) - O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica recuou em fevereiro, pelo sétimo mês consecutivo, baixando de 119,4 pontos em janeiro para 117,4 pontos, de acordo com os dados hoje divulgados.

Numa nota divulgada pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) e pela Universidade Católica, realça-se a continuação da "tendência decrescente" do indicador, que registou o pico histórico em julho de 2013, ao fixar-se nos 135,4 pontos.

"Com estes decréscimos sucessivos verificados no Indicador de Poupança APFIPP/Universidade Católica nos últimos meses, começa a ser percetível um sinal de diminuição da poupança das famílias, apesar da sua tendência, medida pela variação trimestral das series analisadas, continuar estabilizada em níveis historicamente elevados", salienta o documento.

O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica procura antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), corrigida de efeitos de sazonalidade, e resulta da análise ao comportamento de um conjunto alargado de fontes estatísticas.

O indicador de poupança assume o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125 a poupança das famílias é cerca de 10% do Produto Interno Bruto português.

JS // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.