OPEP revê em alta, pela segunda vez este ano, procura de petróleo em 2014

| Mundo
Porto Canal / Agências

Viena, 12 mar (Lusa) - A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu hoje em alta, pela segunda vez este ano, a procura de petróleo mundial graças ao maior crescimento económico que o esperado tanto na Europa como nos Estados Unidos.

No relatório mensal de março, a OPEP indica que a procura mundial vai aumentar 1,14 milhões de barris por dia que reflete um aumento de cerca de 50.000 barris por dia em relação à anterior estimativa da organização.

Em fevereiro, os analistas da OPEP tinham previsto um aumento de 40.000 barris por dia da procura deste ano.

A revisão em alta deste mês deve-se ao crescimento maior que o esperado nas economias industrializadas, enquanto as economias emergentes sofrem algumas diminuições, sublinha a OPEP.

O grupo, que fornece um terço do petróleo em todo o mundo, também reviu em alta os cálculos para a produção do ano passado, que no fim aumentou 1,05 mil barris por dia, cerca de mais 70.000 barris por dia que o previsto anteriormente.

Em relação à economia mundial, a OPEP mantém as estimativas de crescimento para este ano em 3,5% e para os países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em 2%.

Entre as principais economias do mundo, apenas a China sofre uma revisão em baixa ligeira, com uma estimativa de crescimento de 7,6% em 2014, menos um ponto percentual que na anterior previsão.

Sobre a zona euro, os analistas da OPEP defendem que "os assuntos mais urgentes da dívida soberana nas economias periféricas foram superados".

"Medidas de apoio para algumas partes vulneráveis do sistema bancário aumentam a probabilidade de que a região alcance este ano um crescimento de 0,8%, depois de uma contração de 0,4% no ano passado", referem.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.