Bruxelas disponibiliza mais de 200 ME para promoção agroalimentar em 2020

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 19 nov 2019 (Lusa) -- A Comissão Europeia vai disponibilizar uma verba de 200,9 milhões de euros em 2020 para financiamento da promoção de produtos agroalimentares da União Europeia (UE) nos mercados interno e externo, foi hoje divulgado.

Mais de metade da verba (118 milhões de euros) destina-se a financiar campanhas de promoção de produtos da UE em mercados externos com grande potencial de crescimento, como Canadá, China, Japão, Coreia, México e Estados Unidos.

Os setores elegíveis incluem os laticínios, azeite, azeitonas de mesa e vinho, iniciando-se as candidaturas aos apoios em janeiro.

Os programas para a divulgação interna podem ser 'simples' -- envolvendo apenas um Estado-membro e com um orçamento de 100 milhões de euros - ou 'multi', nos quais se juntam dois ou mais países ou organizações de diferentes nacionalidades e com uma verba de 91,4 milhões de euros.

Da verba para os programas 'simples', 20 milhões de euros estão previstos para campanhas no mercado interno e 75 no externo, com uma fatia de cinco milhões para iniciativas destinadas a enfrentar perturbações nos mercados.

No que respeita aos programas 'multi', 43 milhões de euros destinam-se a campanhas no mercado interno, 43,4 milhões para o externo, havendo ainda uma verba de 9,5 milhões para iniciativa da Comissão Europeia e outra de cinco milhões para eventuais perturbações nos mercados.

IG // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.