Peixes de áreas atingidas por petróleo no Brasil estão próprios para consumo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 12 nov 2019 (Lusa) - Exames feitos em amostras de peixes do litoral nordeste brasileiro, atingido pelo derrame de petróleo, mostram que os animais estão próprios para consumo humano, informou na segunda-feira o Governo do país sul-americano.

"O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que recebeu (...) os 12 primeiros resultados das amostras recolhidas para avaliação dos níveis de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) - indicadores para contaminação por derivados de petróleo. Os resultados revelam níveis baixos dos HPAs detetados em peixes e lagostas, não representando riscos para o consumo humano", afirmou a pasta.

Os peixes da amostra foram recolhidos nos estado da Bahia, Ceará, Pernambuco e no Rio Grande do Norte, e foram analisados pelo Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a pedido do MAPA.

Ainda de acordo com o Ministério, a avaliação de peixes será contínua e os resultados serão publicados com atualizações das recomendações de saúde.

Até à noite de segunda-feira, fragmentos de petróleo chegaram a praias de três municípios do Espírito Santo, estado da região Sudeste do Brasil.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), declarou, segundo o portal de notícias G1, que o petróleo encontrado é o mesmo que atingiu o litoral do Nordeste.

O Espírito Santo tornou-se assim no décimo estado brasileiro a ser atingido pela substância, depois de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

As manchas de petróleo bruto no litoral brasileiro começaram a aparecer no final de agosto, tendo afetado a vida marinha e causado impacto nas cidades do litoral, quer no turismo, quer na pesca.

As autoridades brasileiras determinaram que o petróleo em causa foi extraído de poços venezuelanos, mas o local exato e o responsável pelo derrame são desconhecidos, embora investigadores suspeitem da autoria de um navio de bandeira grega, que transportava petróleo venezuelano destinado à Malásia e Singapura.

MYMM // FST

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.