Inflação na China acelera 3,8% em outubro, o maior aumento desde janeiro de 2012

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 09 nov 2019 (Lusa) - O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, principal indicador de inflação, aumentou 3,8% em outubro em relação mesmo mês do ano anterior, a maior subida deste indicador desde janeiro de 2012.

Como nos meses anteriores, os principais protagonistas desse aumento anual de preços foram os alimentos, que subiram 15,5%, informou hoje o Escritório Nacional de Estatística da China (ONE) em comunicado.

O aumento foi liderado pela subida do preço da carne de porco, que aumentou 101,3% em relação a outubro de 2018, uma vez que a sua produção foi reduzida pela epidemia da peste suína africana.

A China produz e consome dois terços da carne de porco no mundo.

MIM // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.