Estaleiros: Ministro da Defesa Nacional ouvido hoje na comissão de inquérito

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 mar (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, vai ser hoje ouvido na comissão de inquérito aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciando um conjunto de audições sobre o processo que levou ao encerramento da empresa.

Aguiar-Branco já tinha sido ouvido sobre este tema no dia 4 de dezembro, na comissão parlamentar de Defesa Nacional.

Na altura, o ministro responsabilizou o governo anterior, do PS, pela situação que levou ao encerramento dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O governante reiterou que a subconcessão "não era a primeira opção do Governo" mas sim a privatização, que ficou inviabilizada devido a uma notificação da Comissão Europeia sobre "ajudas ilegais" não justificadas de 180 milhões de euros.

A comissão de inquérito partiu de uma iniciativa do PCP, PS e BE e tem até ao final da sessão legislativa para "apurar as circunstâncias e responsabilidades que levaram à decisão de extinção" dos ENVC.

Na quinta-feira, a comissão vai ouvir o presidente do conselho de administração da EMPORDEF (Empresa Portuguesa de Defesa), Vicente Ferreira, que também já tinha prestado depoimento na comissão parlamentar de Defesa.

A comissão de inquérito deve "indagar" as "circunstâncias e os termos em que foi decidida pelo Governo a extinção da empresa", com o despedimento de todos os seus trabalhadores, e em que foi efetuada a concessão dos respetivos terrenos ao grupo Martifer, prevê a resolução.

Para além do ministro José Pedro Aguiar-Branco, a comissão deverá ainda ouvir o anterior ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, por proposta do PCP, o atual e os anteriores conselhos de administração dos ENVC, comissão de trabalhadores e representantes sindicais, entre outras entidades.

A administração da Martifer reafirmou, em meados de fevereiro, a intenção de criar 400 postos de trabalho, a recrutar "prioritariamente" entre os agora ex-trabalhadores da empresa.

SF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Sete distritos do litoral sob aviso amarelo devido à forte ondulação

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos litorais do norte e centro do país sob aviso amarelo a partir da tarde de domingo, devido à forte ondulação.

Homem encontrado morto junto ao sanatório de Gondomar

Um homem, com cerca de 60 anos, foi encontrado sem vida este sábado de manhã na zona da Serra de Santa Justa, em S. Pedro da Cova, Gondomar, próximo do Sanatório de Montealto, avançou o Jornal de Notícias.

Vila Pouca de Aguiar recebe Piruka e Kura em agosto no Pedras Sounds Festival

O festival Pedras Sounds decorre entre 15 e 16 de agosto, em Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, e tem como cabeças de cartaz o ‘rapper’ Piruka e o DJ Kura, foi anunciado este sábado.