Estaleiros: Ministro admite que ainda não há decisão da comissão europeia sobre ajudas estatais

| Norte
Porto Canal / Agências

O ministro da Defesa Nacional reconheceu hoje ser "público e notório" que a Comissão Europeia ainda não tomou uma decisão sobre o procedimento instaurado sobre as ajudas de Estado concedidas aos Estaleiros de Viana do Castelo (ENVC).

"Decisão concreta ainda não há. É um facto público e notório, dito e explicado", declarou Aguiar-Branco, após questionado diretamente pelo deputado do PCP António Filipe na comissão parlamentar de inquérito ao processo que levou ao encerramento dos ENVC.

António Filipe sublinhou que o ministro falou sempre "em risco" para justificar a decisão de avançar para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas e que apontou "conversas telefónicas" e reuniões com a Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia mas, "decisões concretas, nada".

Aguiar-Branco justificou que " a partir do momento em que foi feita toda a prova antes da notificação da comissão europeia", nada poderia ser acrescentado após a notificação "que impedisse a condenação ínsita".

"Exceto se por acaso houver a descontinuação da atividade económica", acrescentou o ministro, frisando que o Governo "está a tentar impedir que haja uma condenação" porque isso significaria a devolução ao Estado os 181 milhões de euros de ajudas estatais que o Governo "não conseguiu justificar".

O ministro disse depois estar convicto de que o procedimento instaurado pela comissão europeia não resultará na condenação da empresa já que a empresa foi extinta e "não haverá necessidade de devolver o dinheiro em causa".

+ notícias: Norte

Nesta escola de Gaia luta-se por um recreio com menos telemóveis

A Escola Básica Dr. Costa Matos, em Gaia, está a transformar o recreio num tabuleiro à escala real, com o objetivo de, através da pintura de jogos tracionais no pavimento, promover atividades coletivas e reduzir o uso do telemóvel.

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Obras na Nacional 13 condicionam trânsito na principal entrada de Vila do Conde

Já estão em curso as obras de repavimentação na Estrada Nacional 13, entre a rotunda de Acesso à A28 e a ponte sobre o rio Ave, na freguesia de Árvore, em Vila do Conde, informou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal numa publicação na rede social Facebook.