Encerramento da dos ENVC custará entre 250 a 300 ME

Encerramento da dos ENVC custará entre 250 a 300 ME
| Norte
Porto Canal

O presidente da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef), Vicente Ferreira, estimou hoje que o custo do encerramento dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo se situará entre 250 a 300 milhões de euros.

"Como estamos numa fase de alienação de ativos é difícil fazer o saldo mas será sempre no intervalo entre os 250 milhões de euros a 300 milhões de euros. Algo que dependerá por que preço se vende o Atlântida. Por que valores se conseguem vender os diferentes ativos, é um processo em contínuo mas no final será entre estes valores", afirmou.

O presidente da Empordef (holding estatal das empresas de Defesa) respondia ao deputado do PS Jorge Fão, na audição que decorre na comissão de inquérito ao processo que levou à subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O gestor defendeu que a solução encontrada pelo Governo, após a inviabilização do processo de privatização, permitiu "travar um processo de destruição de valor galopante" e "travar a delapidação do erário público".

O socialista Jorge Fão tinha questionado Vicente Ferreira sobre os custos finais, para o erário público, do encerramento dos Estaleiros, referindo a absorção do "passivo de 300 milhões de euros" mais "30 milhões de euros para limpar a casa" e indemnizações pelas rescisões por mútuo acordo.

+ notícias: Norte

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

Oficializada candidatura do barco moliceiro a Património da Humanidade na UNESCO

A candidatura do barco moliceiro e a arte da carpintaria naval da região de Aveiro a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi entregue na UNESCO, depois de ter sido aceite pela comissão nacional daquele organismo, foi esta segunda-feira anunciado.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.