Oposição venezuelana convoca marcha pela democracia até ao consulado de Portugal

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 11 mar (Lusa) -- A oposição venezuelana convocou para hoje uma marcha até ao Consulado Geral de Portugal em Caracas onde pretende entregar um apelo às autoridades portuguesas para que estas se "manifestem a favor da democracia" na Venezuela.

A convocatória foi feita através do Twitter por António Ledezma, autarca do distrito metropolitano de Caracas, fundador do partido Aliança Bravo Povo, uma organização de ideologia social-democrata que faz parte da coligação opositora Mesa de Unidade Democrata.

A marcha foi convocada usando a etiqueta do Twitter "ElQueSeCansaPierde" (quem se cansa perde), utilizado frequentemente pela oposição para convocar ações de protesto no país.

"Apelamos a que acabe o silêncio do mundo perante as detenções arbitrárias, a tortura e os presos políticos (...) vamos apelar às autoridades portuguesas para se manifestarem a favor da democracia e contra as violações aos Direitos Humanos", escreveu.

Fonte da oposição contactada pela agência Lusa explicou que outras marchas com idêntico fim, mas dirigidas as outras missões diplomáticas ou consulares, estão também previstas, nomeadamente para as representações de Itália, Espanha, França e Chile.

Desde o início de fevereiro que a Venezuela vive protestos diários contra a insegurança, vescassez de produtos, repressão policial e falta de liberdade de expressão, a maioria organizados de forma pacífica, mas que em alguns casos terminam em atos de violência que já provocaram, pelo menos, 22 mortos, várias centenas de feridos e mais de um milhar de detidos.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.