Miranda do Douro acolhe 600 desportistas em desafio transfronteiriço no Douro

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Miranda do Douro, Bragança, 17 out 2019 (Lusa) - Cerca de 600 atletas de várias modalidades desportivas e as respetivas comitivas são esperados de 01 a 03 de novembro em Miranda do Douro, para a primeira prova ibérica Duero-Douro Challenge, informou hoje a organização.

"O Douro Challenge é um projeto que pretende potenciar a mobilidade, ao longo do rio Douro, em diversas vertentes desportivas que estarão em destaque neste território fronteiriço. Ao longo de toda a iniciativa, haverá diferentes atividades que serão desenvolvidas em contexto amador ou mais profissional", disse à Lusa o presidente da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), Artur Nunes.

O Duero-Douro Challenge é um desafio multiespecialidade, tido como único na península Ibérica. É promovido pela AIMRD e pelo município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, ao abrigo do projeto transfronteiriço Flumen Durius, financiado por fundos comunitários.

O Flumen Durius foi dotado de cerca de 1,8 milhões de euros, financiados em 75% por fundos da União Europeia através do programa de cooperação transfronteiriça INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

"Contamos com cerca de 600 atletas, já inscritos, e acreditamos que mais de um milhar de pessoas possam afluir ao Douro internacional, ao longo dos três dias de duração desta iniciativa desportiva que se realiza em Miranda do Douro e pretende ser a primeira do género na península Ibérica", indicou à Lusa Artur Nunes.

O também presidente da Câmara de Miranda do Douro explicou que estão previstas várias modalidades desportivas (umas profissionais e outras amadoras), como BTT, canoagem, corrida de montanha, tiro com arco, caminhadas noturnas, entre outras atividades desportivas e de lazer.

"A prova de BTT terá uma distância de 123 quilómetros, enquanto os praticantes de corrida de montanha terão de percorrer 52 quilómetros. Já os atletas ligados à canoagem têm pela frente um percurso de 17 quilómetros nas águas do rio Douro", concretizou.

A par do Duero-Douro Challenge haverá pela primeira vez uma feira dedicada aos desportos aventura e ao turismo ativo que reunirá empresários de toda a península Ibérica e não só.

"Será um grande evento que vai envolver desportistas, empresários e comunidade escolar em tempo mais frio, época em que temos de aproveitar para desenvolver todo o potencial transfronteiriço", frisou Artur Nunes.

Em março, a AIMRD, através do Flumen Durius, já tinha apresentado o "Guia de Rio", um projeto ibérico que auxilia a descida do Douro, desde a nascente à foz, com a utilização de canoas ou caiaques, percursos perdestes ou de bicicleta.

A iniciativa estende-se desde a nascente do rio Douro, nos picos de Urbión, em Espanha, e estende-se ao longo de mais de 890 quilómetros extensão até alcançar a foz, na cidade do Porto, dividindo-se o percurso em 26 etapas.

FYP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.