Acção da Rússia é ameaça a segurança, consultas continuam quarta-feira - NATO

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 04 mar (Lusa)- O secretário-geral da NATO criticou hoje a Rússia por "continuar a violar a soberania da Ucrânia" e disse que os aliados estão unidos contra esta ameaça à segurança da área euro-atlântica e vão continuar o processo de consultas.

"Estamos empenhados em intensificar o nosso processo rigoroso de análise desta ameaça para a segurança da Aliança e continuaremos em coordenação próxima estas consultas", afirmou o dinamarquês em Bruxelas, após um encontro do Conselho do Atlântico Norte (com os embaixadores permanentes dos 28 países), realizado a pedido da Polónia, que invocou o artigo 4.º do Tratado de Washington.

Este artigo do tratado fundador da NATO estipula que "qualquer aliado pode solicitar consultas sempre que, na opinião de qualquer um deles, a sua integridade territorial, a independência política ou a segurança é ameaçada".

O líder da Aliança Atlântica fez notar que apesar de sucessivos apelos da comunidade internacional, a Rússia "continua a violar a soberania e integridade territorial" da Ucrânia e também várias das suas obrigações internacionais.

"Estes acontecimentos têm implicações sérias para a segurança e estabilidade da zona euro-atlântica", considerou.

O secretário-geral da NATO garantiu ainda que os aliados continuarão a apoiar todos os "esforços construtivos para encontrar uma solução pacífica para a atual crise, de acordo com o direito internacional".

Rasmussen adiantou que as consultas ao nível da comissão NATO-Ucrânia irão continuar e que na quarta-feira terá lugar uma reunião extraordinária do Conselho NATO-Rússia.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do presidente ucraniano Viktor Ianukovich, e Moscovo enviou nas últimas horas tropas para a república autónoma da Crimeia, com uma maioria de cidadãos russos e base da frota russa do Mar Negro.

A decisão foi tomada em nome da proteção dos cidadãos e soldados russos, depois de o Governo autónomo ter rejeitado o novo executivo da Ucrânia, formado pelos três principais partidos da oposição ao presidente Ianukovich, atualmente no exílio.

ATF (PAL)// SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.