Dívida de 1,7 ME à Águas do Noroeste põe PSD contra Câmara em Vieira do Minho

| Norte
Porto Canal / Agências

Vieira do Minho, 13 jun (Lusa) - O PSD de Vieira do Minho classificou hoje de "desastroso e quase incomportável" para o Município o acordo celebrado para pagamento da dívida à empresa Águas do Noroeste, que ascende a 1,7 milhões de euros.

Na resposta, o presidente da Câmara, Jorge Dantas (PS), lembrou que as dívidas foram sendo acumuladas desde 2005 e que "têm de ser pagas", mas aconselhou os social-democratas a "não se preocuparem muito com o assunto".

"Quem vai pagar as dívidas sou eu e não eles", afirmou.

Segundo o acordo, a dívida vai ser paga até 2018, em prestações mensais de 35.339 euros, sendo aplicados juros à taxa anual de 6,5%.

Para o PSD de Vieira do Minho, trata-se de um acordo "desastroso e quase incomportável" para os cofres do Município, "que certamente terá de ser pago com o dinheiro dos vieirenses" e que só terá sido celebrado após "ameaça de penhora".

Jorge Dantas admitiu que o acordo acarretará "dificuldades acrescidas" para a gestão do Município, mas sublinhou que "as dívidas são para se pagarem".

"O que é melhor? Pagar o que se deve ou continuar a agravar a dívida?", questionou, desmentindo ainda "perentoriamente" qualquer ameaça de penhora.

O PSD considera que a dívida se deve à má gestão da empresa municipal responsável pelo setor (EPMAR), mas o presidente da Câmara contrapõe que o principal problema tem a ver com os "valores elevados" cobrados aos municípios pela Águas do Noroeste.

A Águas do Noroeste é empresa responsável pelos sistemas multimunicipais de captação, tratamento e abastecimento de água e de saneamento da região.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.