Ucrânia: Rússia lança projecto de ponte com ligação à Crimeia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 03 mar (Lusa) -- A Rússia lançou hoje o projeto de construção de uma ponte que vai unir o seu território à Crimeia, a península ucraniana de maioria russófona e onde comandos pró-russos assumiram o controlo em pleno conflito entre os dois países.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, assinou um decreto que entrega à empresa pública Rossavtotor a concretização do projeto, cujos estudos devem ficar concluídos até novembro.

"Seguimos atentamente a evolução da situação [na Ucrânia], mas existem decisões que são sempre difíceis", declarou Medvedev.

O Presidente russo Vladimir Putin obteve no sábado autorização do parlamento para uma intervenção militar na Ucrânia, oficialmente para proteger a população russófona que estará ameaçada nesta ex-república soviética, dirigida por um novo governo de transição pró-ocidental na sequência da deposição do presidente Viktor Ianukovitch em finais de fevereiro.

Nos últimos dias, comandos russos assumiram de facto o controlo do território da Crimeia, uma região estratégica que permite a Moscovo o acesso aos mares do sul e onde está fundeada a frota russa do mar Negro.

Em 2010 a Rússia e a Ucrânia assinaram um protocolo de acordo sobre este projeto de ponte que atravessa o estreito de Kertch, para unir a região russa de Krasnodar à Crimeia.

De momento, o acesso à península da Crimeia -- a região que mais tem contestado as novas autoridades de Kiev e onde habitam cerca de 60% de russos --, é de momento apenas acessível por 'ferry'.

A futura ponte, com 4,2 quilómetros de comprimento e uma largura de 22 metros, será dotada de passeios, uma autoestrada e uma ou duas vias férreas, prevendo-se que seja cruzada anualmente por 20 milhões de pessoas.

O custo do projeto está avaliado em 24 mil milhões de rublos (480 milhões de euros).

PCR // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.