"Comissão disponível para apoiar qualquer opção que Portugal queira" - Barroso

| Economia
Porto Canal / Agências

O presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que a decisão sobre a saída do programa de assistência financeira cabe ao Governo português e sublinhou existir abertura dos parceiros internacionais para "apoiar qualquer das opções que Portugal queira".

As posições do chefe do executivo comunitário foram assumidas em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, depois de um encontro com responsáveis pelo projeto de empreendedorismo português 'Namorar Portugal', de fabrico dos tradicionais lenços dos namorados, típicos da zona do Minho.

"Quanto à saída do programa, nós, Comissão Europeia, estamos disponíveis para apoiar qualquer das opções que Portugal queira, compete agora a Portugal definir qual é a saída que pode e quer fazer", afirmou José Manuel Durão Barroso.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.