Ucrânia: EUA e OSCE querem enviar missão de observação "de imediato"
Porto Canal / Agências
Viena, 03 mar (Lusa) - A Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE) deve enviar "de imediato" uma missão de observação para a Ucrânia, disse hoje o enviado dos Estados Unidos à reunião do organismo pan-europeu em Viena, Áustria.
"Vamos pedir que observadores da OSCE sejam enviados imediatamente para a Ucrânia", afirmou o embaixador Daniel Baer.
O presidente da OSCE defendeu também o envio de uma missão de observação àquele país, mas disse que o convite deve partir da Ucrânia.
Para Didier Burkhalter, o governo ucraniano "deve encorajar o envio de uma missão de observação" e "convidar instituições de Direitos Humanos para avaliarem o passado e as circunstâncias que envolvem os incidentes na Ucrânia"
A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do ex-presidente Ianukovich, por causa da Crimeia, península do sul do país onde se fala russo e está localizada a frota da Rússia do Mar Negro.
A câmara alta do parlamento russo aprovou no sábado, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar "o recurso às forças armadas russas no território da Ucrânia".
Esta decisão surgiu um dia depois da denúncia da Ucrânia de que a Rússia fez uma "invasão armada" na Crimeia.
Para hoje está convocada uma reunião de emergência dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas.
PMC // PJA
Lusa/Fim