Ucrânia: Canal Um da Rússia cancelou retrasmissão dos Óscares no meio da tensão com ocidente

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 03 mar (Lusa) -- O Canal Um da televisão russa decidiu hoje cancelar a retransmissão em direto da cerimónia dos Óscares no meio da tensão entre Moscovo e o ocidente perante a intervenção de Moscovo na república autónoma ucraniana da Crimeia.

"Devido a uma grande quantidade de notícias sobre a situação na (...) Crimeia e pelo crescente interesse da audiência por notícias, o Canal Um considera impossível retransmitir a cerimónia da entrega dos Óscares durante cinco horas", assinala um comunicado do canal público na sua página da internet.

No entanto, o principal canal do Estado emitirá uma gravação da cerimónia na madrugada de terça-feira, hora local, início da noite em Portugal.

Os Estados Unidos e a União Europeia condenaram energicamente a invasão militar russa na Crimeia levada a cabo com o argumento da necessidade de defender os cidadãos de origem russa naquela república onde, segundo Moscovo, poderiam sofrer represálias depois da chegada ao poder na Ucrânia daqueles que o Kremlin identifica como radicais.

Washington e Paris já anunciaram a retirada da sua participação nos trabalhos preparatórios da reunião do G8 que está agendada para junho em Sochi, Rússia, numa resposta à polémica na Crimeia.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.