Músico e poeta Arnaldo Antunes abre festa literária no nordeste do Brasil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Salvador, Brasil, 08 ago 2019 (Lusa) - O cantor e poeta brasileiro Arnaldo Antunes abriu a 3.ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, no Brasil, na noite de quarta-feira.

Antunes declamou poemas da sua autoria, perante um público que acompanhou a abertura da festa no Pelourinho, sítio histórico de Salvador.

Enquanto esteve em palco, o músico e poeta, conhecido por integrar as bandas Titãs e Os Tribalistas, foi acompanhado de uma banda sonora e também por projeções de luz à frente da Fundação Casa Jorge Amado, que organiza o evento.

Após a apresentação, algumas pessoas que estavam no local levantaram faixas e gritaram "Lula Livre" em apoio ao ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da silva, preso após ser condenado num dos processos investigados pela Operação Lava Jato.

Em seguida, foi vez do ator Jackson Costa apresentar-se com a Orquestra Afrosinfónica e uma projeção de imagens.

Declamando poemas de Castro Alves, escritor homenageado este ano pela Flipelô e que viveu no século XIX, Costa abriu sua apresentação com o poema "O Navio Negreiro", que conta a crueldade e a jornada dos africanos escravizados até o Brasil durante 300 anos.

Entre os convidados da 3.ª edição da Flipelô, cujos debates e mesas literárias começam nesta quinta-feira destaca-se o escritor português Bruno Vieira Amaral, vencedor do Prémio José Saramago e do Prémio Oceanos (2.º lugar em 2018), com "As Primeiras Coisas" (2013) e "Hoje Estarás Comigo no Paraíso" (2017).

No evento participam também o escritor alemão Max Annas, o colombiano Rómulo Bustos Aguirre, a mexicana María Vázquez Valdez, os brasileiros Ricardo Linhares e Eliane Potiguara, professora indígena, e a autora nigeriana Oyinkan Braithwaite.

O histórico autor de contos, romancista e jornalista brasileiro Ignacio de Loyola Brandão, autor de "Zero", que a censura da ditadura brasileira proibiu, é outro dos protagonistas da festa literária de Salvador.

O músico Martinho da Vila e a escritora Ana Maria Gonçalves também estão entre os destaques da programação.

Além das mesas de debate, o público poderá acompanhar igualmente conversas com jovens, lançamentos de livros, saraus e 'batalhas' de poesia, além de uma programação voltada para o público infantil.

Haverá exposições, apresentações teatrais e um evento chamado a "Rota Gastronómica Amados Sabores", que terá como tema "Amado Recôncavo", e pratos inspirados no livro "A Cozinha Praiana da Bahia", de Guilherme Radel.

A 3.ª edição da Flipelô prolonga-se até domingo, 11 de agosto.

O evento conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, do Banco do Nordeste do Brasil e de empresas privadas como a CCR e a TPC Logística.

CYR // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.