Portugal perde com Croácia e falha final do Mundial de andebol de sub-21

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Pontevedra, Espanha, 27 jul 2019 (Lusa) - A seleção portuguesa de andebol de sub-21 falhou hoje a qualificação para a final do Mundial do escalão, ao ser derrotada nas 'meias' pela Croácia, por 31-28, em Pontevedra, Espanha.

A equipa lusa, que pela segunda vez na história chegou às meias-finais da competição, já perdia ao intervalo por 12-9, embora no segundo tempo ainda tenha estado na liderança, a última vez aos 20-19.

A disputa do terceiro lugar, no domingo, vai ser com o Egito, que hoje foi batido pela França, por 35-33.

Portugal, que tinha afastado a favorita Alemanha nos oitavos de final e a Eslovénia nos 'quartos', sofreu com os 'apagões' em duas fases do jogo, na primeira parte, quando permitiu um parcial de 5-0, que deixou o adversário fugir para 9-4, embora até ao intervalo tenha reduzido a desvantagem para três golos (12-9).

Uma atitude mais competitiva na etapa complementar permitiu aos pupilos de Nuno Santos reagir e passar para a frente aos 18-17, vantagem mínima que foi aguentando até ceder um parcial de 6-2, que resultou em desvantagem de 25-22, que os croatas foram gerindo até ao fim.

Diogo Silva, com nove golos, foi o melhor marcador do encontro, seguido, na equipa lusa, de Leonel Fernandes, com seis, e Luís Frade, com cinco, enquanto na Croácia, que foi quarta classificada em 2007 e 2013, destacou-se Ivan Martinovic, com oito golos, Fran Mileta, com sete, e Josip Sarac, com seis.

O melhor que Portugal pode fazer agora é igualar o terceiro posto de 1995, quando se impôs por 24-23 à Noruega, no jogo de atribuição da medalha de bronze, em Mundial conquistado pela Rússia.

RBA // RPC

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Tudo sobre a final da Champions: as equipas, os percursos e a história

A final da Liga dos Campeões 2023/2024 vai colocar frente a frente a equipa mais titulada de sempre da competição e um emblema que não põe as mãos na “orelhuda” desde 1997. Real Madrid e Borussia Dortmund vão subir ao relvado a 1 de junho de 2024, no Estádio Wembley, em Londres, com um único objetivo: tornar-se campeão de clubes da Europa.

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Gonçalo Alves: “Façam o rastreio para saberem com o que podem contar”

A parceria entre “duas instituições imensas da cidade” como o FC Porto e o IPO continua bem viva e neste 8 de maio, Dia do Euromelanoma, o clube associou-se ao Instutito para incentivar a população ao autoexame no âmbito de uma campanha de prevenção do cancro de pele. Gonçalo Alves e Telmo Pinto aproveitaram uma “oportunidade muito boa” para “apelar as pessoas façam o rastreio” na Clínica da Pele, uma “operação super rápida” mas “super importante”.