Recolha de lixo vai custar quase um milhão à Câmara de Monção em três anos

Recolha de lixo vai custar quase um milhão à Câmara de Monção em três anos
| Norte
Porto Canal

O serviço de recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos produzidos no concelho de Monção vai custar à Câmara local quase um milhão de euros em três anos, indica o contrato consultado hoje pela agência Lusa.

Rubricado entre aquela autarquia e uma empresa privada do setor a 29 de maio, este contrato prevê também o fornecimento ou substituição, manutenção e lavagem de contentores e limpeza pública no centro urbano da vila de Monção.

Válida para 1.095 dias, esta aquisição de serviços vai custar mais de 906 mil euros e o contrato poderá vir a ser prorrogado por mais dois anos, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Monção.

"É um serviço fundamental para o concelho e que até há cerca de oito anos era assegurado por meios humanos e equipamentos da Câmara. Como já tínhamos pessoal do setor dos lixos a ficar muito envelhecido e o equipamento a precisar de investimento, optámos por esta solução", acrescentou José Emílio Moreira.

Este será o terceiro contrato do género e, segundo o autarca, os trabalhadores que vão assegurar o serviço na empresa privada deverão ser recrutados na região.

"Os nossos trabalhadores do setor dos lixos, na altura, não foram despedidos mas sim perfeitamente integrados nas obras e nos jardins. Com esta solução, a questão do emprego continua garantida", sublinhou ainda.

Apesar de não ter exercido a possibilidade de prorrogar o anterior contrato deste serviço por mais dois anos, como previa o concurso, José Emílio Moreira acredita que isso acontecerá agora.

"Estava a correr tudo bem, mas realmente com este segundo contrato não ficamos satisfeitos e optamos por fazer novo concurso público. Com esta nova empresa esperamos assegurar o serviço durante os cinco anos", garantiu o autarca de Monção.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.