Paulo Bento chama sete ausentes da qualificação para o Mundial e "retira" 13

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 28 fev (Lusa) -- O selecionador português de futebol, Paulo Bento, convocou hoje para o último particular antes do anúncio dos eleitos para o Mundial de 2014 sete jogadores que não atuaram na fase de qualificação, incluindo dois estreantes absolutos.

O benfiquista Ivan Cavaleiro e o bracarense Rafa, ambos com 20 anos, nunca tinham sido chamados à seleção "AA", que recebe quarta-feira os Camarões, em Leiria, sendo que Rolando, Edinho e os guarda-redes Eduardo, Beto e Anthony Lopes também não estiveram entre os 29 utilizados no apuramento.

Em sentido contrário, 13 jogadores que ajudaram Portugal a conquistar um lugar no Brasil ficaram agora de fora, entre eles quatro elementos do "onze" base, o guarda-redes Rui Patrício, que foi totalista, o central Bruno Alves e os avançados Nani e Hélder Postiga, ambos lesionados.

Além destes, também não entraram nos 23 eleitos de Paulo Bento os defesas André Almeida e Sereno, os médios Ruben Micael, Custódio e Carlos Martins e os avançados Vierinha e Éder, ambos lesionados, Danny e Nelson Oliveira.

Entre os utilizados na qualificação, 16 estão, de novo, convocados, incluindo sete do "onze" mais utilizado, os defesas João Pereira, Pepe e Fábio Coentrão, os médios Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho e o "capitão" Cristiano Ronaldo.

Os defesas Luís Neto, Ricardo Costa, Antunes e Miguel Lopes, os médios Josué, Ruben Amorim e William Carvalho e os avançados Silvestre Varela e Hugo Almeida também são "repetentes".

Por seu lado, o médio luso-brasileiro Fernando não foi chamado - sendo que, segundo Paulo Bento, não o poderia ser por questões burocráticas -, a exemplo do seu companheiro de equipa Ricardo Quaresma, que tem sido um dos melhores jogadores do FC Porto, desde que regressou, em janeiro.

Quem também ainda não teve uma oportunidade foi o médio Adrien, titular indiscutível do Sporting desde o início da presente temporada -- vai falhar pela primeira vez o "onze" na I Liga no sábado, frente ao Sporting de Braga, em Alvalade, por castigo.

Depois do embate com os Camarões, o próximo evento da seleção portuguesa de futebol é o anúncio dos convocados para a fase final do Mundial de 2014, marcado para 19 de maio, um dia depois da final da Taça de Portugal.

Já será, assim, com os 23 eleitos para a competição que o Brasil acolhe, de 12 de junho a 13 de julho, que Portugal enfrenta os particulares com Grécia (31 de maio), México (06 de junho, em Boston) e República da Irlanda (10 de junho, em New Jersey).

Na fase final, a seleção das "quinas" está integrada no Grupo G, defrontando a Alemanha (16 de junho, em Salvador), os Estados Unidos (22 de junho, em Manaus) e o Gana (26 de junho, em Brasília).

PFO // PA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.