Brexit: UE quer "trabalhar construtivamente" com Boris Johnson - Barnier

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 23 jul 2019 (Lusa) -- A União Europeia (UE) quer "trabalhar de forma construtiva" com o próximo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para se chegar a uma "saída ordenada" do Reino Unido, disse hoje o responsável europeu pelas negociações do 'Brexit', Michel Barnier.

"Ansiamos por trabalhar de forma construtiva com o primeiro-ministro Boris Johnson quando este tomar posse, para facilitar a ratificação do Acordo de Saída e chegarmos a um 'Brexit' ordenado", disse Barnier, numa reação divulgada na sua conta na rede social Twitter.

"Estamos também prontos para retrabalhar a declaração negociada numa nova parceria em linha com as diretrizes do Conselho Europeu", salientou também.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson foi hoje declarado em Londres o vencedor da eleição para a liderança no partido Conservador, e vai suceder a Theresa May à frente do governo na quarta-feira.

Boris Johnson ganhou com 92.153 votos (66,3%), enquanto o outro candidato finalista, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, reuniu apenas 46.656 votos (32,7%).

Foi desencadeado pela renúncia de Theresa May à liderança do partido a 07 de junho devido à dificuldade em fazer aprovar no parlamento o acordo de saída para o 'Brexit' que concluiu em novembro com Bruxelas.

Boris Johnson só será nomeado primeiro-ministro pela rainha Isabel II após a demissão de Theresa May na tarde de quarta-feira, após o debate semanal com os deputados na Câmara dos Comuns.

IG (BM) // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.