Nave chinesa com três astronautas acoplou com módulo espacial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 13 jun (Lusa) - A nave chinesa Shenzhou-10 acoplou hoje ao módulo espacial Tiangong-1, numa operação destinada a aperfeiçoar a tecnologia necessária à manutenção de uma estação permanente em órbita da Terra.

Lançada na passada terça-feira, com três astronautas a bordo, a Shenzhou-10 atracou automaticamente ao Tiangong-1 ao princípio da tarde (hora local).

O Tiangong-1, lançado há quase dois anos, é o protótipo da estação espacial que a China tenciona colocar em órbita em 2020, altura em que a atual Estação Espacial Internacional deverá ser desativada.

A missão da Shenzhou-10, a mais longa do programa espacial chinês, está programada para durar quinze dias.

Entre os três astronautas a bordo figura a professora Wang Yaping, a segunda mulher chinesa a viajar no espaço.

AC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.