Obama falou ao telefone com PM japonês após encontros com homólogo chinês

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 13 jun (Lusa) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, falaram ao telefone na quarta-feira, depois de o líder dos Estados Unidos ter reunido durante o fim de semana com o Presidente chinês, informou a Casa Branca.

Os dois líderes "discutiram os encontros recentes do Presidente norte-americano com o Presidente chinês, Xi Jinping, e concordaram com a importância de garantirem a estabilidade e continuarem o diálogo no que respeita ao Mar da China Oriental", indicou o comunicado.

A referência ao Mar da China Oriental está relacionada com a disputa do Japão com a China relativamente às ilhas Senkaku, que a China reclama e designa pelo nome de Diaoyus.

Na terça-feira, o Japão e os Estados Unidos iniciaram um exercício conjunto, informou o governo japonês, numa altura em que Tóquio e Pequim continuam a disputar a propriedade do arquipélago administrado por Tóquio.

Os Estados Unidos têm evitado tomar uma posição sobre a soberania das ilhas, mas referiram que estas estão cobertas por um tratado de defesa mútuo.

O primeiro-ministro japonês tem intensificado os gastos com a defesa daquela que é a terceira maior economia do mundo.

Durante a conversa telefónica, Obama e Abe falaram sobre a entrada do Japão nas negociações do tratado de livre comércio.

Por outro lado, os dois líderes comprometeram-se "a continuar a trabalhar juntos para a eliminação de programas nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte".

FV// JCS

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.