Europeias: Resultados provisórios confirmam vitória do PPE com perda de assentos

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 27 mai 2019 (Lusa) -- Resultados provisórios hoje divulgados pelo Parlamento Europeu confirmam a vitória do Partido Popular Europeu (PPE) nas eleições, com 182 assentos, menos 39 do que em 2014, e a ascensão do ALDE a terceira maior força, com 109 eleitos.

Dados hoje publicados pela assembleia europeia -- que têm por base resultados finais em sete países e provisórios noutros 19, bem como estimativas nacionais da Irlanda e do Reino Unido -- confirmam então o PPE como principal força política, que ainda assim perde 39 eurodeputados em comparação com as eleições de 2014.

Em segundo lugar surgem os socialistas, com a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) a conseguir 147 eleitos, menos 44 do que há cinco anos.

Estas perdas significam que as duas maiores famílias do Parlamento Europeu juntas não chegam à maioria face ao total de 751 eurodeputados.

A ganhar 42 assentos ficou a Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE), que de acordo com os resultados provisórios desta amanhã chega aos 109 eleitos na coligação com o francês Renaissance e o romeno USR PLUS, tornando-se na terceira maior força da assembleia europeia.

Na tarde domingo, foi anunciado que a Renascença (Renaissance En Marche), o nome pelo qual o partido do Presidente francês, Emmanuel Macron, fez campanha nestas eleições europeias iria unir-se ao grupo, que foi rebatizado com ALDE&R.

Também a ganhar nestas eleições, que arrancaram na quinta-feira e terminaram no domingo, ficou o Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia, com 69 eleitos, contra 50 no início da legislatura anterior.

Este resultado foi, inclusive, um dos mais surpreendentes do sufrágio, beneficiado pelas recorrentes manifestações pelo clima e por lutas como a do fim do plástico.

De falhanços foram, contudo, feitos os resultados (ainda provisórios) do Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) e do Grupo da Esquerda Unitária (GUE/NGL): enquanto o ECR conseguiu 59 lugares, contra 70 que tinha em 2014, o GUE/NGL passou de 52 eleitos na anterior legislatura para 38 nesta.

Aquém ficaram também os resultados do Grupo Europa das Nações e da Liberdade (ENL), que agregam a Liga Norte, de Matteo Salvini, e a União Nacional, de Marine Le Pen, elegendo 58 eurodeputados.

Ainda assim, esta tornou-se, de acordo com estes resultados provisórios, na sexta maior força na assembleia europeia, seguida pelo Grupo Europa da Liberdade e da Democracia Direta (EFDD), que tem Nigel Farage como principal figura e que cresceu de 48 para 54 lugares nesta legislatura.

Na projeção de lugares para o Parlamento Europeu hoje divulgada cabem ainda 29 eurodeputados recém-eleitos não filiados em qualquer dos grupos políticos do Parlamento cessante e outros seis não inscritos.

A projeção do PE é baseada na estrutura do Parlamento atual, sem prejuízo dos grupos políticos que possam formar-se na próxima legislatura.

Desde 2009, em conformidade com o Regimento do Parlamento Europeu, um grupo político é composto por um mínimo de 25 deputados eleitos em, pelo menos, sete Estados-membros.

ANE (AMG) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.