Quatro detidos na Rússia por manifestação solidária com protestos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 23 fev (Lusa) - A polícia russa deteve hoje quatro pessoas em São Petersburgo, durante uma manifestação solidária com os protestos na Ucrânia, entre as quais um homem que se notabilizou em novembro quando pregou os seus testículos nas lajes da Praça Vermelha.

O grupo de ativistas, incluindo o artista Piotr Pavlenski, que pregou a pele dos seus testículos entre os blocos de pavimento da Praça Vermelha, em Moscovo, empilhou pneus para fazer uma mini barricada que incendiou, perto da Igreja do Sangue Derramado, um dos mais emblemáticos edifícios da segunda maior cidade da Rússia.

Os manifestantes agitavam também bandeiras da Ucrânia e batiam em pedaços de folhas de metal.

A ação durou apenas 20 minutos, o tempo que a polícia e os bombeiros demoraram a chegar ao local.

"Quatro pessoas foram presas esta manhã por um ato de vandalismo", disse à AFP o porta-voz da polícia local, Vyacheslav Steptchenko.

Os ativistas explicaram que a sua manifestação, batizada de "Liberdade", pretendeu fazer ecoar o movimento de protesto Maidan, na Ucrânia, que começou há três meses e culminou esta semana em confrontos sangrentos e à destituição do Presidente Viktor Ianukovich.

Num comunicado publicado em jornais locais, ativistas disseram que a ação foi uma "canção de liberdade e de revolução" e mostra que o movimento ucraniano "se espalhou e se infiltrou no coração do Império", referindo-se aparentemente à Rússia.

RCS // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.