Trânsito proibido aos domingos, feriados e à noite no centro histórico de Penafiel

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 20 fev (Lusa) - A circulação de automóveis na zona histórica de Penafiel vai ser proibida aos domingos, aos feriados e durante a noite nos dias de semana a partir de 01 de março, avançou hoje à Lusa o presidente da câmara, Antonino Sousa.

Segundo o autarca, durante aqueles períodos o acesso só será permitido aos veículos de residentes e comerciantes, devidamente identificados através do registo de matrículas.

A medida vai abranger a designada Zona de Trânsito Partilhado (ZTP), que compreenderá as ruas Dr. Joaquim, da Misericórdia, do Paço, Alfredo Pereira e o largo da Ajuda.

O condicionamento do trânsito será feito através da colocação de um pilarete hidráulico, na rua Dr. Joaquim Cotta.

Antonino Sousa explicou hoje que a medida vai incidir numa "zona histórica, com um património notável, em que a circulação de viaturas e estacionamento desregrado estava a afugentar quem queria usufruir daquele espaço".

"O centro histórico é algo de que os penafidelenses se orgulham, porque é único na região. Achamos que merece ser preservado, porque tem um imenso potencial de atração turística e fica na mesma área da cidade onde está o nosso museu", acrescentou o presidente da câmara.

O autarca sublinhou também que a medida foi tomada em articulação com os comerciantes e residentes.

"Houve aqui um trabalho de reflexão que pretende garantir mais segurança às habitações e espaços comerciais durante a noite, para além de melhorar as condições de segurança aos peões", assinalou.

As limitações de acesso não impedirão o estacionamento de veículos em determinadas zonas, mas essa situação, vincou o autarca, será sempre vista como exceção.

"O próprio mobiliário que vamos colocar terá essa função de impedir o parqueamento de viaturas", observou.

Antonino Sousa disse ter a expectativa de que a decisão tomada pela câmara "ganhe o envolvimento da comunidade".

"Esperamos que os penafidelenses se revejam nesta decisão, porque o nosso centro histórico tem um imenso potencial, de uma beleza que não tem paralelo na região", referiu.

Esse património, observou ainda, tem um "grande potencial de alavancagem da economia", para além de permitir "acabar com a forma desregrada como o trânsito foi ocupando o centro histórico".

Antes da implantação da medida, vai avançar uma operação de limpeza do granito dos arruamentos, complementada com a colocação de novo mobiliário urbano.

APM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.