Secretário do Tesouro dos EUA sugere pedido de ajuda ao FMI

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Francisco, 20 fev (Lusa) -- O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, afirmou que o cerne da crise na Ucrânia é económico e que o país deve procurar a ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"No fundo, têm uma crise económica e vão ter de lidar com o assunto", declarou Jacob Lew numa conferência organizada pelo Conselho Mundial de Negócios em São Francisco, Estados Unidos.

O responsável pelas Finanças norte-americanas acrescentou ainda que o "melhor mecanismo para a Ucrânia" lidar com a situação seria pedir auxílio ao FMI, contando com um pacote para pôr em marcha reformas económicas e recebendo "o suporte de que precisam em troca de medidas para recuperar a economia".

Em dezembro, a Rússia prometeu um empréstimo de resgate à Ucrânia e uma redução de um terço do preço dos fornecimentos de gás natural.

A onda de violência em Kiev recomeçou na terça-feira, após várias semanas de calma, com violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e forças de segurança, que acabaram por lançar um assalto, com recurso a blindados e canhões de água, contra os manifestantes concentrados na Praça da Independência. Os ativistas ripostaram com 'cocktails molotov' e petardos.

Na quarta-feira à noite, o Presidente da Ucrânia anunciou uma "trégua" e o início de negociações com a oposição, depois de conversações privadas com três líderes opositores.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde ucraniano, os confrontos fizeram pelo menos 26 mortos e 241 feridos hospitalizados, incluindo 79 polícias e cinco jornalistas.

ARP // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.