Ucrânia: Quartel-general dos opositores em chamas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 fev (Lusa) - O quartel-general dos manifestantes antigoverno na Praça da Independência em Kiev encontrava-se hoje à noite em chamas, segundo relatou um jornalista da France Presse no local.

De acordo com o relato da agência de notícias, havia fogo a sair pelas janelas do edifício usado pelos opositores como uma das suas principais bases.

A violência dos confrontos entre ativistas antigoverno e a polícia na capital ucraniana, Kiev, aumentou hoje, registando-se seis polícias mortos, "por ferimentos de bala", segundo o ministro do Interior ucraniano.

O governante acrescentou que 159 polícias ficaram feridos, 35 dos quais gravemente.

As autoridades referem a morte de cinco civis, mas um balanço anterior da polícia apontava para sete mortos.

Segundo a oposição, há pelo menos 150 manifestantes feridos, dos quais 30 com gravidade.

O Governo ucraniano fez hoje um ultimato aos manifestantes da oposição para desmobilizarem das ruas da capital, a que se seguiram assaltos da polícia de choque sobre o principal ponto de concentração, a Praça da Independência, onde, segundo vários relatos, se concentravam mais de 20 mil pessoas hoje à noite.

Pelo país, ativistas têm também tomado de assalto sedes dos governos regionais e das polícias locais.

ARP (JH) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.