Conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros extraordinário da UE sobre a Ucrânia na quinta-feira

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 19 fev (Lusa) -- A União Europeia convocou um conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros extraordinário para quinta-feira sobre a Ucrânia, sendo possível a aplicação de sanções ao país, anunciou hoje fonte oficial.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, disse hoje que perante a violência e repressão na Ucrânia a União Europeia admite impor sanções contra Kiev.

De acordo com um comunicado, Ashton convocou uma reunião extraordinária do comité político e de segurança da União Europeia, indicando igualmente que "vão ser estudadas todas as opções possíveis, incluindo medidas restritivas" em resposta à repressão e à violação dos direitos humanos.

"Nós esperamos que os Estados-membros da União Europeia possam chegar a acordo sobre medidas contra os responsáveis pela violência e o uso excessivo da força", disse anteriormente o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Pelo menos 25 pessoas morreram, na terça-feira, nos confrontos entre manifestantes e autoridades em Kiev, capital da Ucrânia, revelou hoje o Ministério da Saúde, em comunicado.

Além das vítimas mortais, outras 241 pessoas foram hospitalizadas, incluindo 79 polícias e cinco jornalistas, acrescenta a nota.

PSP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.