FAP e Misericórdia do Porto querem residência universitária nas instalações da Lusíada

FAP e Misericórdia do Porto querem residência universitária nas instalações da Lusíada
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Federação Académica do Porto e a Santa Casa querem transformar as atuais instalações da Universidade Lusíada num "Bairro Académico", cujo projeto inclui a criação de residências para estudantes e a instalação de serviços de comércio.

"A Universidade Lusíada já adquiriu um novo espaço, em Aldoar, onde vai ficar sediada. Neste momento, estão instalados junto à Avenida Fernão Magalhães, a chegar à Areosa, espaço que vai ficar livre e onde, entretanto, se vai erguer o Projeto Bairro Académico, afirmou em declarações à Lusa, o presidente da FAP, João Pedro Videira.

O conceito vai ser apresentado hoje numa sessão pública de Assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Federação Académica do Porto (FAP) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), que se propõem dar resposta ao problema da falta de habitação para estudantes na cidade.

"Estamos a dar resposta a um problema que já se vem a arrastar há alguns anos a esta parte e que o Governo teima em não resolver ou em não dar uma resposta à altura e, portanto, o terceiro setor, neste caso a Santa Casa e a FAP, dão esta resposta", disse o presidente da FAP.

Segundo João Pedro Videira, o projeto Bairro Académico a desenvolver nas atuais instalações da Universidade Lusíada, propriedade da SCMP, prevê a criação de espaços de habitação, mas também a instalação de um conjunto de serviços como lavandarias, restaurantes ou supermercados, no sentido de concretizar o "verdadeiro espírito bairrista" que dá nome ao projeto.

"A ideia é a própria comunidade ter o seu conjunto de bens e serviços ali à disposição, pelo menos serviços de primeira necessidade, para que consigam fazer o seu dia-a-dia naquele espaço, sem ter que se deslocar", explicou.

De acordo com o presidente da FAP, por definir está ainda o modelo de projeto que, para além da Misericórdia do Porto, espera atrair mais investidores.

"O projeto ainda não está feito. Este é um primeiro protocolo de cooperação entre a Santa Casa e a FAP e aquilo que está descrito nesse mesmo protocolo é que num prazo de 90 dias terá de ser apresentado um pré-projeto para se avançar com as demais diligências", sublinhou aquele responsável.

Desta parceria, serão desenvolvidos dois programas: "Eu estou contigo", que pretende desenvolver modelos de voluntariado de apoio ao programa da SCMP Chave de Afetos, no auxílio a populações seniores, e o "Bairro Académico" no âmbito das residências estudantis.

O presidente da FAP tinha já referido, a 09 de março, que a parceria para criar o projeto "Bairro Académico", primeira cooperativa de habitação da academia do Porto, seria assinada este mês com a SCMP.

O "Bairro Académico" é uma "verdadeira experiência de inovação social" e vai ser a "solução própria" da FAP no âmbito das residências estudantis, explicou então à agência Lusa João Pedro Videira.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.