FAP e Misericórdia do Porto querem residência universitária nas instalações da Lusíada

FAP e Misericórdia do Porto querem residência universitária nas instalações da Lusíada
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Federação Académica do Porto e a Santa Casa querem transformar as atuais instalações da Universidade Lusíada num "Bairro Académico", cujo projeto inclui a criação de residências para estudantes e a instalação de serviços de comércio.

"A Universidade Lusíada já adquiriu um novo espaço, em Aldoar, onde vai ficar sediada. Neste momento, estão instalados junto à Avenida Fernão Magalhães, a chegar à Areosa, espaço que vai ficar livre e onde, entretanto, se vai erguer o Projeto Bairro Académico, afirmou em declarações à Lusa, o presidente da FAP, João Pedro Videira.

O conceito vai ser apresentado hoje numa sessão pública de Assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Federação Académica do Porto (FAP) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), que se propõem dar resposta ao problema da falta de habitação para estudantes na cidade.

"Estamos a dar resposta a um problema que já se vem a arrastar há alguns anos a esta parte e que o Governo teima em não resolver ou em não dar uma resposta à altura e, portanto, o terceiro setor, neste caso a Santa Casa e a FAP, dão esta resposta", disse o presidente da FAP.

Segundo João Pedro Videira, o projeto Bairro Académico a desenvolver nas atuais instalações da Universidade Lusíada, propriedade da SCMP, prevê a criação de espaços de habitação, mas também a instalação de um conjunto de serviços como lavandarias, restaurantes ou supermercados, no sentido de concretizar o "verdadeiro espírito bairrista" que dá nome ao projeto.

"A ideia é a própria comunidade ter o seu conjunto de bens e serviços ali à disposição, pelo menos serviços de primeira necessidade, para que consigam fazer o seu dia-a-dia naquele espaço, sem ter que se deslocar", explicou.

De acordo com o presidente da FAP, por definir está ainda o modelo de projeto que, para além da Misericórdia do Porto, espera atrair mais investidores.

"O projeto ainda não está feito. Este é um primeiro protocolo de cooperação entre a Santa Casa e a FAP e aquilo que está descrito nesse mesmo protocolo é que num prazo de 90 dias terá de ser apresentado um pré-projeto para se avançar com as demais diligências", sublinhou aquele responsável.

Desta parceria, serão desenvolvidos dois programas: "Eu estou contigo", que pretende desenvolver modelos de voluntariado de apoio ao programa da SCMP Chave de Afetos, no auxílio a populações seniores, e o "Bairro Académico" no âmbito das residências estudantis.

O presidente da FAP tinha já referido, a 09 de março, que a parceria para criar o projeto "Bairro Académico", primeira cooperativa de habitação da academia do Porto, seria assinada este mês com a SCMP.

O "Bairro Académico" é uma "verdadeira experiência de inovação social" e vai ser a "solução própria" da FAP no âmbito das residências estudantis, explicou então à agência Lusa João Pedro Videira.

+ notícias: Norte

Chuva cumpre ditado de abril e regressa já esta quarta-feira ao Norte do país

Depois do sol e o aquecimento das temperaturas terem convidado todos a sair de casa e ter levado um gosto do clima de verão aos vários cantos do Norte do país, o mês de abril arranca de forma diferente. Para fazer jus ao ditado “abril águas mil”, perspetiva-se um regresso da chuva para os próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Unir publica novos horários para Gaia e Espinho três meses após alteração pelo operador

A Unir publicou novos horários do lote de Vila Nova de Gaia e Espinho válidos a partir desta terça-feira, cerca de três meses depois de o operador ter feito alterações ao serviço autonomamente, segundo um comunicado.

Mais de 50 mil famílias do Alto Minho com fibra ótica até final de junho

Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração, foi esta terça-feira divulgado.