Jerónimo diz ser preciso "mudar mesmo para avançar" e critica "chantagem" à ADSE

| Política
Porto Canal com Lusa

O secretário-geral comunista defendeu esta segunda-feira ser preciso "mudar mesmo para avançar" em termos de políticas e lamentou a "chantagem" de grupos de capital privado ao Instituto de Proteção e Assistência na Doença (ADSE).

Atualizado 19-02-2019 12:28

Jerónimo de Sousa, no início de jornadas parlamentares, em Braga, declarou que "a solução para os graves problemas do país não se assegura recriando variantes à volta do fracassado modelo que o levou ao retrocesso e atraso" e "não se supera a perniciosa política da ditadura do défice com momentâneos artifícios orçamentais".

"É preciso mudar mesmo para avançar. Mudar a política e não insistir na ilusória e falsa possibilidade de compatibilização do desenvolvimento do país com a submissão ao capital monopolista, aos juros da dívida, ao euro, às imposições da União Europeia", afirmou.

No discurso de abertura dos trabalhos dos deputados no distrito bracarense, o líder do PCP, esclareceu que, "sendo as últimas [jornadas parlamentares da atual legislatura], não é ainda, porém, tempo de balanço, mas sim de olhar para a realidade portuguesa e da região".

"Se não se foi mais longe, se ficaram medidas por tomar, não foi por falta de proposta ou iniciativa do PCP. Isso deve-se às opções do PS e do seu Governo minoritário e ao papel que PSD e CDS assumiram, de suporte ao Governo PS quando este precisou deles para rejeitar propostas do PCP", salientou, após elencar várias medidas de reposição de rendimentos e direitos alcançadas nos últimos três anos.

Jerónimo de Sousa mostrou particular preocupação com a situação do setor da saúde, que "tem sido, desde há muito, o alvo preferencial a abater por parte dos grupos económicos".

"A ADSE exigiu aos grupos económicos que devolvam os milhões que receberam indevidamente por cobranças a que não tinham direito e a resposta não se fez esperar- a ameaça de recusa em prestar cuidados de saúde e rasgar os contratos com a ADSE. Uma operação de chantagem que deixa claro quanto vale o direito à saúde para os grupos privados. O Governo não deve ceder à chantagem e, se necessário, deve recorrer, incluindo utilizar os mecanismos legais de requisição de serviços, para que toda a capacidade na área da saúde se mantenha ao serviço das populações", concluiu.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.