PSD/Convenção: Durão Barroso avisa que Portugal falhará objetivos com atuais níveis de crescimento

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 16 fev (Lusa) - O antigo primeiro-ministro Durão Barroso avisou hoje que com os atuais níveis de crescimento económico, em divergência com a União Europeia, Portugal não vai conseguir realizar os objetivos necessários, criticando a "indiferença e resignação" perante esta questão.

Num vídeo divulgado durante a primeira Convenção Nacional do Conselho Estratégico Nacional do PSD, que decorre hoje em Santa Maria da Feira, o ex-presidente da Comissão Europeia mostrou-se preocupado com "o facto de Portugal não estar a convergir com a União Europeia, na realidade estar a divergir".

"É verdade que estamos a crescer, mas estamos a crescer menos do que países que passaram por dificuldades muito semelhantes às nossas. Estamos a crescer menos que a nossa vizinha Espanha, estamos a crescer muito menos do que a Irlanda e países da Europa Central e de Leste que entraram na União Europeia depois de nós e na altura com uma riqueza per capita abaixo de Portugal, já nos ultrapassaram", elencou.

O que também mereceu um sinal de preocupação do antigo presidente da Comissão Europeia foi "o facto de isto ter vindo a ser encarado com alguma bonomia ou com alguma indiferença ou alguma resignação".

"Talvez seja porque houve dificuldades, há um relaxamento e as pessoas acham que as coisas até podem ir relativamente bem, mas não vão. Com este crescimento Portugal não pode realizar os objetivos do ponto de vista social e cultural de que Portugal precisa", advertiu o atual presidente do banco norte-americano Goldman Sachs.

Para Durão Barroso, Portugal "pode, deve e já fez" melhor, dando o exemplo da adesão à União Europeia, com um crescimento acima da média, período durante o qual Portugal se modernizou "não apenas em infraestruturas".

No programa de ajustamento, durante o período da 'troika', o antigo líder social-democrata considerou que "Portugal surpreendeu os observadores".

"Portugal pode fazer mais e melhor", insistiu o antecessor do luxemburguês Jean Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia.

JF/VSYM // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.