Balanço de mortos no incêndio no oleoduto no México sobe para 79

| Mundo
Porto Canal com Lusa

O número de mortos no incêndio após a explosão num oleoduto em Tlahuelilpan, no estado mexicano de Hidalgo, aumentou para 79 pessoas, com a morte de seis pessoas que estavam hospitalizadas.

"Foram somados mais seis mortos aos 73 (do balanço anterior), assim podemos confirmar que 79 mexicanos morreram como resultado dessa explosão", disse o ministro da Saúde mexicano, Jorge Alcocer, numa conferência de imprensa.

O ministro explicou ainda que das 81 pessoas que foram hospitalizadas após a explosão, que ocorreu na tarde de sexta-feira, 66 continuam nos centros médicos, 12 morreram, duas tiveram alta e uma pessoa decidiu sair do hospital por sua iniciativa.

A explosão no oleoduto da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) provocou um incêndio de grandes dimensões na sexta-feira, na cidade de Tlahuelilpan, no estado central de Hidalgo.

De acordo com as autoridades mexicanas, o oleoduto terá explodido horas depois de um grupo ter perfurado a tubulação ilegalmente para roubar combustível.

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, declarou uma ofensiva contra o roubo de combustível e convocou todos os setores do Governo para prestar assistência às vítimas.

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.