Bombeiros de Amarante sem meios para socorrer idoso que morreu a 100 metros

| Norte
Porto Canal

Os bombeiros de Amarante não tiveram hoje uma ambulância disponível para socorrer um homem de 92 anos, que acabou por morrer, apesar de estar a cerca de 100 metros do quartel.

A situação foi hoje confirmada à Lusa pelo comandante da corporação, Luís Ribeiro, esclarecendo que, quando os bombeiros foram solicitados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), cerca das 13:00, não foi dada informação sobre a localização da ocorrência.

"Só ficámos a saber onde era quando vimos a viatura de emergência médica no lar aqui ao lado", esclareceu.

A corporação, acrescentou Luís Ribeiro, não pôde corresponder ao pedido de disponibilidade do CODU, porque no quartel, àquela hora, não havia ambulância disponível. Segundo o comandante, a viatura do INEM sediada nas instalações da corporação encontrava-se a fazer assistência técnica e as duas ambulâncias da corporação já tinham sido acionadas para outras ocorrências.

Face à situação, o CODU acionou uma ambulância dos bombeiros de Vila Meã, também no concelho de Amarante, que demorou cerca de 20 minutos a chegar ao lar da misericórdia, na sede do concelho, onde se encontrava o idoso.

Quando os bombeiros chegaram confirmaram o óbito, disse à Lusa o comandante de Vila Meã, Albano Teixeira.

"Num caso como este, de paragem cardiorrespiratória, em que os primeiros três minutos são essenciais para reverter o quadro, se demorarmos 20 minutos já vamos com aquela sensação de derrota, porque sabemos que é mais difícil o socorro", disse o comandante dos bombeiros de Vila Meã.

Albano Ribeiro disse não fazer sentido "correr o risco de percorrer 20 minutos em estradas degradadas", apelando "às entidades devidas para que se debrucem sobre esta situação, porque já não é a primeira vez que acontece e que resulta numa morte".

+ notícias: Norte

“Aconteceu aqui um milagre”. As imagens da explosão que destruiu 11 casas em Vila Verde

Uma explosão de gás que deflagrou, na madrugada desta segunda-feira, causou grandes danos materiais numa habitação na freguesia de Turiz, em Vila Verde, e afetou outras 11 residências contíguas, confirmou o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Luís Morais, que confessa ter ocorrido “um milagre” por não terem sido registados feridos.

Empresas e universidades do Norte de olhos postos no céu para apostar na economia espacial

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar num plano para promover a economia espacial na região, tendo já efetuado uma reunião nesse sentido. "A CCDR-Norte e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar na criação de um plano de ação para a promoção da economia espacial no Norte, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o uso das tecnologias espaciais na região", pode ler-se num comunicado esta segunda-feira enviado às redações pela entidade regional.

Caminhava no passeio e morreu atropelada por camião em Matosinhos

Uma mulher com cerca de 70 anos morreu esta segunda-feira após ter sido atropelada por um veículo pesado em Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.