“Aconteceu aqui um milagre”. As imagens da explosão que destruiu 11 casas em Vila Verde

“Aconteceu aqui um milagre”. As imagens da explosão que destruiu 11 casas em Vila Verde
| Norte
Porto Canal

Uma explosão de gás que deflagrou, na madrugada desta segunda-feira, causou grandes danos materiais numa habitação na freguesia de Turiz, em Vila Verde, e afetou outras 11 residências contíguas, confirmou o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Luís Morais, que confessa ter ocorrido “um milagre” por não terem sido registados feridos.

O incidente destruiu por completo dois veículos ligeiros, que começaram a arder aquando da chegada das autoridades competentes ao local. Segundo a mesma fonte, o motivo para o sucedido foi “presumivelmente uma fuga de gás”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com o Comandante, a moradia onde se deu a explosão está em risco estrutural, portanto sem condições de habitabilidade. Devido a isso, os dois casais que nela habitavam serão realojados em casas de familiares, durante uma primeira fase.

A residência contígua também sofreu danos significativos, estando neste momento sem portas ou janelas, por isso os cinco residentes serão agrupados em habitações familiares.
O impacto da explosão foi ouvido a cerca de três quilómetros.

A via rodoviária “de grande movimento” encontra-se cortada ao trânsito, não existindo previsões para a reabertura.

O alerta aos meios de socorro foi dado pelas 2h13.

Foram mobilizados para o local, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.