Ministra diz que não há divergência ideológica no PS quanto à Lei de Bases da Saúde

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 dez (Lusa) -- A ministra da Saúde disse hoje acreditar que não há uma divergência ideológica nem de princípios no PS quanto à proposta do Governo da Lei de Bases da Saúde, embora assuma que há uma divisão.

"Quero acreditar que estamos perfeitamente alinhados em termos de princípios dentro das várias sensibilidades que o PS tem. Aquilo que nos divide não é uma questão de princípios. É uma questão do que alguns gostariam de ver explicitado com maior pormenor e outros entendem que uma Lei de Bases não é a sede própria", afirmou a ministra Marta Temido, no final de um debate promovido pelo PS.

Para a ministra, não estão em causa divergências ideológicas: "estão em causa divergências sobre aspetos que alguns consideram muito importantes e outros consideram que a sua sede própria não é a lei de bases. Muitos desses aspetos são essenciais para uma regulamentação complementar, mas não talvez para a lei de bases".

Marta Temido respondia assim a questões levantadas hoje durante o debate na sede nacional do PS, em Lisboa, nomeadamente a críticas de Maria de Belém Roseira, coordenadora da comissão de revisão da Lei de Bases nomeada pelo anterior ministro, Adalberto Campos Fernandes.

Maria de Belém Roseira lamentou que a comissão tivesse feito um trabalho tão transparente e prolongado e que, por vontade da ministra, esse trabalho tenha sido alterado e reduzido.

Em declarações aos jornalistas, Marta Temido garantiu ainda que o primeiro-ministro está totalmente alinhado com a proposta entregue pelo Governo ao parlamento e que se revê nela inteiramente.

ARP // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.