Trump anuncia saída do seu chefe de gabinete

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 08 dez (Lusa)- O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que o seu chefe de gabinete, general John Kelly, deixará o cargo no final de 2018, após mais de um ano de atritos e tensões com o chefe de Estado.

"John Kelly partirá até o final do ano", revelou Trump aos jornalistas na Casa Branca.

Trump descreveu Kelly como "um grande homem" e disse ter apreciados os "seus serviços" durante o último ano e meio à frente do gabinete presidencial da Casa Branca.

"Vou anunciar quem substituirá John, provavelmente uma solução interina, daqui a um dia ou dois", acrescentou o Presidente.

Os meios de comunicação social norte-americanos já tinham avançado com a possibilidade de renúncia de Kelly nas últimas horas. Segundo a CNN, Kelly nem sequer falava com Trump nos últimos tempos.

Kelly, um general aposentado que foi o primeiro secretário de Segurança Nacional de Trump, foi nomeado chefe de gabinete em julho de 2017, com a missão de pôr ordem numa Casa Branca marcada pelo caos e lutas pelo poder.

Também hoje o Presidente norte-americano voltou a rejeitar as acusações de conluio da sua campanha presidencial de 2016 com a Rússia, mas foi cauteloso ao comentar o seu envolvimento num outro caso em que foi, pela primeira vez, colocado em causa diretamente pela justiça.

Trump é suspeito de entregar dinheiro para comprar o silêncio de duas alegadas amantes - Karen McDougal, uma 'playmate' da revista Playboy e Stormy Daniels, atriz pornográfica - para evitar um escândalo sexual antes da eleição.

"Após dois anos e milhões de páginas de documentos milhões (e um custo superior a 30 milhões de dólares), não houve conluio!", disse o inquilino da Casa Branca através da sua conta de Twitter.

RCR // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.