Mulher do último líder comunista da Polónia pondera divórcio por alegada traição

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 07 fev (Lusa) -- A mulher do último líder comunista da Polónia revelou à agência AFP que está a ponderar divorciar-se do marido, após 53 anos de casamento, por o general Wojciech Jaruzelski ter, alegadamente, um caso extraconjugal.

"Já preparei os papéis com o meu advogado há quatro meses. Se o meu marido não se livrar dessa mulher então avanço para o divórcio", disse Barbara Jaruzelska.

O controverso general, de 90 anos, marcou a história política polaca ao tentar, falhando, destruir o primeiro sindicato livre do bloco soviético, o Solidariedade, com uma brutal repressão militar em 1981.

O Solidariedade sobreviveu na clandestinidade e Wojciech Jaruzelski iniciou, depois, conversações com aquela força que levaria Às eleições de 1989 e ao fim pacífico do seu regime, que marcou o primeiro colapso de todo o bloco soviético.

Nos últimos anos Wojciech Jaruzelski tem sido hospitalizado várias vezes e recebe atualmente tratamento contra um cancro e as visitas diárias da senhora que está a acabar com o casamento do antigo líder.

A mulher, não identificada, tem uma idade na casa dos 50, foi empregada doméstica do casal e agora trata de Wojciech Jaruzelski e segundo Barbara Jaruzelska é a causa da primeira crise séria em 53 anos de casamento.

Com uma filha e um neto, Barbara Jaruzelska diz também que Wojciech Jaruzelski a acusa de ter perdido a cabeça, mas alega, na sua determinação em colocar fim ao casamento que se trata de uma "questão de dignidade" até porque a outra mulher apenas quer dinheiro do marido.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.