Nicolás Maduro quer investigar alegada compra de aviões de guerra pela oposição

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 11 jun (Lusa) -- O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, concorda com o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, que sugeriu que o seu país peça à ONU uma investigação à alegada compra de aviões de guerra por parte da oposição venezuelana.

Para Nicolas Maduro a investigação deve acontecer e cabe à Venezuela e à Colômbia acordarem quem lidera o processo, se as Nações Unidas ou uma comissão bilateral.

O vice-presidente da Venezuela, José Vicente Rangel acusou a oposição do país de ter adquirido a 27 de maio 18 aviões de guerra em Santo António, no Texas, Estados Unidos, que serão transferidos para uma base norte-americana na Colômbia e que visam atacar a Venezuela.

Se o vice-presidente da Colômbia considera importante investigar, já o presidente do Senado colombiano, Roy Barreras, diz que as afirmações são um "disparate" e que os colombianos não podem deixar-se "provocar" com este tipo de revelações.

Entretanto, o Governo da Venezuela tinha revelado a captura de comandos paramilitares em duas cidades da Venezuela cujo objetivo poderia incluir a morte de Nicolas Maduro, possibilidade que não foi descartada pelo poder na Venezuela.

As relações entre a Venezuela e a Colômbia entraram num clima de tensão nas últimas semanas, fundamentalmente depois do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ter recebido o candidato da oposição venezuelana, Henrique Capriles, derrotado nas eleições de abril.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.