Palau vai proibir pesca comercial nas suas águas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 06 fev (Lusa) - O Palau, um pequeno país no Pacífico, vai proibir a pesca comercial nas suas águas territoriais que declara como santuário marinho, revelou a imprensa local.

O Presidente de Palau, Tommy Remengesau, disse que a medida irá abranger toda a Zona Económica Exclusiva do país, de cerca de 370 quilómetros, na conferência sobre oceanos da ONU.

"Não temos outra alternativa. O nosso oceano é o nosso modo de vida (...) A nossa economia é o nosso meio ambiente e o nosso meio ambiente a nossa economia", afirmou Tommy Remengesau em declarações citadas pela cadeia australiana ABC.

O Palau, que em 2009 se tornou na primeira nação do mundo a criar um santuário de tubarões, tem atualmente contratos de pesca comercial com o Japão e Taiwan, além de outras empresas privadas.

A proibição da pesca comercial não impedirá os residentes e turistas de continuarem a pescar nas águas de Palau, o que promoverá atividades associadas ao ecoturismo.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.