Jornalista saudita condenado a 12 anos de prisão por declarações na televisão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Riade, 04 fev (Lusa) - Um tribunal saudita condenou hoje um jornalista por "desobediência ao rei" e por denegrir o país em declarações que fez na televisão, sugerindo que o terrorismo teve origem na Arábia Saudita, indicaram os 'media'.

O condenado, identificado pela imprensa local como Wajdi al-Ghazzawi, também foi acusado de ter "contactado um inimigo da Arábia Saudita na altura (em 2009) e de ter recebido uma soma suspeita deste", referiu a agência noticiosa SPA.

A agência não disse qual o país, mas outros órgãos de informações afirmaram que se trata da Líbia, que em 2009, ainda sob a liderança de Muammar Kadhafi, registava alguma tensão nas relações com Riade.

O tribunal condenou o acusado "por desobedecer ao rei num programa de televisão, incitar à sedição, denegrir o reino e afirmar que o terrorismo e a Al-Qaida foram criados pela Arábia Saudita".

O jornalista ficou ainda proibido de sair do país durante 20 anos e de aparecer nos 'media'.

EO // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.