Exposição "Os contos cruéis de Paula Rego" no Museu de l'Orangerie em Paris

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Paris, 28 set (Lusa) - Uma exposição intitulada "Os contos cruéis de Paula Rego", com obras da artista portuguesa, vai ser inaugurada a 17 de outubro, no Museu de l'Orangerie, em Paris, de acordo com o sítio 'online' da instituição francesa.

A exposição, comissariada por Cécile Debray, diretora do Museu de l'Orangerie, ficará patente até 14 de janeiro de 2019 e incluirá obras como "Scavengers", de 1994, e o triptíco "The Fisherman", de 2005.

"Única artista mulher do grupo da Escola de Londres, Paula Rego distingue-se por uma obra fortemente figurativa, literária, incisiva e singular", descreve o texto de apresentação da exposição.

Nascida em Lisboa, em 1935, deixou Portugal ainda adolescente, durante a ditadura de Salazar, para fazer os estudos na Slade School of Arts, em Londres, cidade onde se radicou e vive há mais de 50 anos.

Nessa época, Paula Rego conviveu com nomes de destaque da pintura como Francis Bacon, Lucian Freud, Frank Auerbach e David Hockney.

"Elabora com virtuosismo grandes telas em pastel. Habitada por uma certa literatura e cultura do século XIX, realista e fantástica, Paula Rego aborda de forma muito contemporânea referências como Jane Eyre, Peter Pan, Daumier, Goya, Lewis Carroll, Hogarth, Ensor e Degas", escreve ainda.

A estas referências, "acrescenta elementos fortemente autobiográficos e do real, do mundo atual, e as questões sociais e políticas".

"Narrativas, gritantes, as telas parecem saídas de contos cruéis que evocam a condição feminina em cenas estranhas, contra a corrente dos códigos sociais", acrescenta.

O museu francês também cita a artista: "Os meus temas favoritos são os jogos de poder e as hierarquias. Eu quero sempre mudar tudo, mexer na ordem estabelecida, substituir as heroínas e os idiotas".

Até 27 de outubro, cerca de 60 rascunhos preparatórios de Paula Rego para as suas pinturas, que abrangem trabalho feito ao longo de três décadas, estão em exposição em Londres, na Marlborough Fine Art, a galeria que representa a artista portuguesa.

A exposição pretende mostrar como o desenho é essencial para a compreensão do trabalho da artista, e evidenciar o talento, detalhe e criatividade na preparação dos quadros.

Intitulada "Paula Rego: Da Mente aos Desenhos à Mão - 1980-2001", a mostra acontece na sequência de uma outra inédita, dedicada os cadernos de esboços da pintora portuguesa, realizada na galeria de arte Pallant House Gallery, no ano passado.

AG (BM) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.

Pinto da Costa: "Esta secção vai continuar a dar muitas alegrias aos portistas"

O tetracampeonato nacional de voleibol feminino tem “um significado duplamente especial” para Jorge Nuno Pinto da Costa: primeiro porque se trata de uma secção por quem o dirigente nutre “grande carinho e amizade”, segundo porque é “o último título que o FC Porto conquista” durante os 42 anos de presidência.

FC Porto (Voleibol): Os festejos das tetracampeãs e o levantar da taça

O Dragão Arena explodiu de alegria e festejos na noite desta quarta-feira, com o FC Porto a conquistar o quarto título consecutivo de voleibol, após vencer o PV Colégio Efanor por 3-0 no quinto jogo da final. As tetracampeãs levantaram a taça e fizeram vibrar os adeptos e os presentes.