Mangkhut enfraquece ligeiramente antes de entrar no mar do sul da China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 15 set (Lusa) - O super tufão Mangkhut enfraqueceu ligeiramente ao entrar em terra no nordeste das Filipinas, esta madrugada, movendo-se agora para o mar do sul da China com ventos de 185 quilómetros por hora.

De acordo com o serviço de meteorologia PAGASA, a tempestade desacelarou e move-se em direção ao sul da China a 30 quilómetros por hora.

O super-tufão, o mais forte da temporada, atingiu a costa filipina pela 1h40 (18h40 desta sexta-feira em Lisboa), acompanhado por ventos de até 205 quilómetros por hora e chuvas fortes.

As autoridades de Macau já anunciaram que vão içar o sinal 1 de tempestade tropical assim que o Mangkhut estiver a menos de 800 quilómetros do território.

Pouco antes da chegada do Mangkhut às Filipinas, de categoria 5, a máxima, o Centro Nacional de Gestão de Desastres (NDRRMC) elevou o nível de alerta em todas as regiões do norte do país, onde o embate do tufão será mais violento.

Mais de nove mil pessoas foram retiradas das suas casas, próximas da costa, e foram criados mais de 2.100 refúgios na metade norte da ilha de Luzón.

FST // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.