Incêndios: Ordem dos Engenheiros solidariza-se e mostra-se disponível para ajudar

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- A Ordem dos Engenheiros solidarizou-se com os cidadãos e municípios afetados pelo incêndio que lavra desde sexta-feira em Monchique e disponibiliza-se para ajudar, à semelhança do que aconteceu há um ano, com o fogo de Pedrógão Grande.

Numa nota enviada às redações, a Ordem recorda a ajuda disponibilizada aquando dos incêndios em Pedrógão Grande, no ano passado, e a criação da bolsa técnica solidária, à qual aderiram mais de 470 engenheiros, que nunca foram solicitados.

"Recorde-se que, em junho de 2017, foi criada uma Bolsa Técnica Solidária, à qual aderiram de imediato 474 engenheiros voluntários, dispostos a colocar os seus conhecimentos técnicos ao serviço das entidades públicas e dos cidadãos, e que nunca foram chamados a participar em qualquer ação de recuperação ou prevenção", sublinha a Ordem dos Engenheiros.

No mesmo comunicado, a Ordem considera que o papel dos engenheiros "é crucial na prevenção e no estabelecimento de medidas de ordenamento florestal e do território", pois "minimizam as consequências destes acontecimentos".

Os engenheiros alertam ainda para a necessidade de uma intervenção "constante e planeada, efetivada por técnicos de que o país dispõe".

"Os engenheiros florestais e os engenheiros agrónomos, entre outros, são os profissionais mais capacitados a desenvolver e implementar aquelas medidas que permitirão ao país enfrentar devidamente este flagelo e, nesse enquadramento, o seu papel não pode nem deve ser ignorado", frisam.

A ordem defende ainda que cada vez mais se torna evidente a necessidade das áreas de atividade e das oportunidades profissionais destes técnicos passarem a ser olhadas "de forma diferente".

O incêndio que lavra desde sexta-feira em Monchique afeta também os concelhos de Silves e Portimão, igualmente no distrito de Faro. Há 30 feridos, um deles em estado grave.

As chamas obrigaram já a evacuar diversos aglomerados populacionais e uma unidade hoteleira.

Segundo os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) pelas 07:00, as chamas estavam a ser combatidas por mais 1.276 homens, 381 viaturas e um meio aéreo.

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.