Abastecimento de água normalizado no centro de Monchique - autarca

| País
Porto Canal com Lusa

Monchique, Faro, 08 ago (Lusa) -- O abastecimento de água no centro da vila de Monchique está hoje a funcionar normalmente, depois de ter estado cortado devido ao incêndio que lavra no concelho, disse à Lusa o presidente do município, Rui André.

"Já resolvemos a situação, toda a população está a ser abastecida, não há qualquer problema de abastecimento", declarou o autarca, esta manhã, lembrando que ocorreu uma "situação de exceção" -- o abastecimento de viaturas dos bombeiros na vila, tendo em conta a aproximação das chamas.

Além disso, os helicópteros estiveram a abastecer com água das piscinas municipais. Existe um sistema de reposição automático, mas os níveis dos depósitos baixaram significativamente.

O centro urbano da vila, sede deste concelho do distrito de Faro, esteve sem abastecimento de água entre a noite de segunda-feira e terça-feira, na sequência do fogo que deflagrou na serra na sexta-feira, ao início da tarde.

Sobre a energia elétrica, Rui André explicou que a EDP já colocou geradores no terreno, havendo problemas em muitas zonas mais isoladas do concelho.

Ainda assim, o autarca foi informado de que "até sexta-feira 80% dos problemas serão resolvidos".

Ao nível das telecomunicações, tendo em conta a destruição de infraestruturas, esta manhã registavam-se ainda várias dificuldades, com a MEO/Altice a colocar antenas no terreno.

O presidente da Câmara de Monchique aproveitou para lembrar a empresa que o problema das telecomunicações no concelho não é sentido apenas na altura dos incêndios: "Monchique tem muitas zonas em que a comunicação não é fácil".

JPC/ROC // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados