Autarca da cidade moçambicana de Quelimane renuncia ao MDM e será cabeça-de-lista da Renamo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 20 jul (Lusa) - O autarca de Quelimane, centro de Moçambique, eleito em 2013 pelo MDM, será o cabeça-de-lista da Renamo nas eleições autárquicas de 10 de outubro, anunciou o principal partido da oposição.

O delegado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, Abdala Ossufo, disse à emissora pública Rádio Moçambique que Manuel Araújo será apresentado hoje como membro do partido, após ter renunciado ao Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido.

"Vamos testemunhar [a apresentação], porque os membros virão dos bairros e dos quarteirões e estarão já na delegação política provincial", afirmou Abdala Ossufo.

As bases da Renamo em Quelimane, prosseguiu Ossufo, defendem que Manuel de Araújo concorra como cabeça-de-lista do partido nas próximas eleições autárquicas.

O anúncio feito pela Renamo acontece numa altura em que circula nas redes sociais uma suposta carta de renúncia de Manuel de Araújo da qualidade de membro do MDM, por divergências com a liderança do partido.

A Lusa tentou contactar o autarca de Quelimane, terceira maior cidade do país, mas ainda não conseguiu uma reação.

Com a saída de Manuel de Araújo, é a segunda renúncia de vulto de um quadro do MDM para a Renamo, depois de o deputado Venâncio Mondlane ter sido apresentado esta semana como membro do principal partido da oposição.

Venâncio Mondlane recusou ser o cabeça-de-lista do MDM para as autárquicas de Maputo.

PMA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.